O Tenista Enzo Alcoforado, de 13 anos, associado do Clube da Aeronáutica de Brasília (DF), conquistou no fim do mês de junho, a primeira colocação no Ranking da Barragem do Clube do Exército, evento formado por crianças e adultos, associados ao clube, que praticam tênis. Os grupos são formados por seis jogadores, e todos jogam contra todos e, somente ao final do turno, os dois primeiros sobem de grupo.
No Ranking da Barragem, Enzo atingiu o grupo A e venceu todos os jogos – foram cinco jogos e cinco vitórias. Ao final do turno, então, tornou-se o novo Número 1 do Clube do Exército. Ao todo, são 108 tenistas inscritos no Ranking da barragem. (http://www.teniscex.com.br/index.php/barragem-do-clube-do-exercito)
Além da competição em Brasília (DF), Enzo já conquistou o Vice-Campeonato Brasileiro de Simples, 14 anos, e foi Campeão Brasileiro de Duplas, 14 anos, em Uberlândia (MG), no Torneio do Praia Clube de Uberlândia. Foi, ainda, Vice-Campeão de Duplas Sul-Americano 14 anos, de Assunção, no Paraguai.
O atleta viajou, no último fim de semana (02/07/22), para Londrina e Curitiba (PR), onde jogará duas etapas da Confederación Sudamericana de Tenis (COSAT). Ainda neste mês, Enzo viaja para Uberlândia (MG), onde vai jogar a Copa da Federações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e o Brasileirão. Ele foi convocado para representar o Distrito Federal (DF) na Copa da Confederações, categoria 14 anos.
Enzo iniciou seu desenvolvimento como tenista em setembro de 2017, em Natal (RN). Já no início dos treinamentos apresentou potencial e chamou atenção dos melhores técnicos de Natal, logo na primeira competição que disputou. Foi campeão da categoria 9 anos com pouco mais de um mês de treino na Academia de Tênis DRTT Natal (Didier Rayon Tennis Team), academia do Francês Didier Rayon.
Em 2018, Enzo começou a treinar em Brasília (DF). Ao longo de 2018 treinou no nível de competição de alto rendimento (alta performance) e realizou as viagens acompanhado dos responsáveis ou do técnico para os campeonatos mais importantes do país. Atualmente treina cerca de 20 horas por semana com o treinador Antônio Lindoso. O atleta é convidado a participar de jogos treinos com meninos de outras equipes de competição.